segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um feliz dia da Toalha para todos! - Não entre em Pânico!

Sim caros mochileiros, frequentadores e paraquedistas da Trincheira Cerebral - Feliz dia da toalha! Hoje, 25 de maio é o dia internacional da toalha (pelo menos no calendário Gregoriano - ignoro o muçulmano até porque estão sempre de toalhas).



Então a todos FELIZ DIA DA TOALHA!

Para os completos alienados e perdidos, esclarecerei o que é o dia da toalha. O dia da toalha é comemorado em homenagem a Douglas Adams

???

Tudo certo então. Douglas Adams é o criador de O Guia do mochileiro das Galáxias.

??? (tá difícil hoje...)


Vamos começar do começo.

O Guia do mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy) é uma trilogia de quatro livros, totalizando cinco volumes (acredite, é isso mesmo). A série conta a história do inglês Arthur Dent, que descobre que seu único amigo, Ford Prefect é um alien e que a Terra será destruída por outros alienígenas. Ele consegue fugir junto com Ford em uma nave Vogon (os que destruíram a Terra) e depois consegue pegar uma carona com o presidente da Galáxia. Depois disso, Arthur Dent e Ford Prefect partem pelo Universo em busca da Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo Mais, usando sempre seu livro de viagens: O Guia do Mochileiro das Galáxias. É como o Manual do Escoteiro Mirin para os patos, Huguinho, Zezinho e Luisinho. Claro agora?


Os cinco livros são, pela ordem:

- O Guia do Mochileiro das Galáxias
- O Restaurante no Fim do Universo 
- A Vida, o Universo e Tudo Mais 
- Até mais, e Obrigado pelos Peixes! 
- Podem incluir aqui o Manual do Escoteiro. Vale a pena.

Praticamente inofensiva é uma história totalmente independente dos outros quatro, mas encerra a série, sendo assim, o quinto livro. Só mais uma coisa, o sexto livro (And another thing), a parte seis de três da série de cinco de Douglas Adams, não foi escrito por Douglas, que morreu em 2001, mas por Eoin Colfer (sim, isso é o nome dele) que escreveu segundo Mark Lawson "a melhor imitação post-mortem que eu já li".

Enfim, o dia 25 de maio é o dia da toalha para homenagear Douglas Adams, que infelizmente veio a falecer no dia 11 de maio de 2001. Entendido agora?

_

Na verdade o dia da toalha era para ser o dia 42, mas como não existe o dia 42, ficou o dia 25 de maio mesmo, não o dia 11, que foi quando ele morreu. Coisa parecida aconteceu aqui, na minha cidade, pois o dia anti-manicomial é  dia 18, e comemoramos dia 23, com todo mundo solto na praça esporte, na verdade praça dos desportes (ou Desportos, já ouvi), cujo nome é Praça Rio Branco. Esta praça agora não tem cerca de metal e ganhou uma concha acústica recentemente (a reforma quase se equiparou a construção de Brasília, pelo tempo. Acho que foi a concha). Ninguém estava de toalhas lá no dia da comemoração. 

_

Acho que ficou complicado...no dia 25 de maio foi feita a primeira homenagem a Douglas Adams, então o dia da toalha, para homenagar Douglas ficou sendo dia 25 de maio mesmo, e não 11 que foi quando ele morreu e muito menos 42, que nem dia é, mas deveria ser pois é a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais. E a praça Rio Branco não tem nada a ver com o dia da toalha, pois acho que só vão comemorar o dia anti-manicomial lá. Quer ver? (esqueça a praça..)

- Quarenta e dois (42, XLII) é o número natural depois do 41 e antes do 43.
- Como a soma dos seus divisores próprios é igual a 54 (que é maior que 42), trata-se de um número abundante.
- Colocando na calculadora do Google em Inglês "the answer to life, the universe, and everything", você receberá como resposta 42 .
- Colocando na calculadora do Google em Português "a resposta para a vida o universo e tudo mais" você novamente receberá o número 42.
- Level 42 é o nome de uma banda.
- Um dos números misteriosos em Lost é 42.
- Em Arquivo-X, o número do apartamento de Mulder é 42.
- É o número total de volumes do mangá Dragon Ball.
- É o que havia dentro da mala no filme Ronin. Ninguém sabe se era de madeira, hélio, ouro ou ponto de cruz.
- Em Alice no País das Maravilhas, a regra 42 estabelece que "todas as pessoas maiores que uma milha - 1600m - devem deixar a corte".
- Na série House, 42 é o número favorito do personagem principal, Gregory House.
- Elvis Presley faleceu aos 42 anos
- Ayrton Senna faleceu quando ia obter a quadragésima segunda vitória, e o número de seu kart, nos primórdios de sua carreira automobilística, também era 42.
- Segundo o artigo 42 da constituição brasileira, um vice-presidente que ocupe o cargo por renuncia do presidente eleito antes de 2 anos no governo deverá convocar uma nova eleição. O segundo presidente brasileiro, Floriano Peixoto não cumpriu essa regra.
- O jogador português Eusébio nasceu em 1942.
- O 42º dia de 2009 foi uma QUARTA (4ª) feira do 2º mês do ano (2º) = 42
- É o número de edições regulares da série de HQS Holy Avenger.
- É o nome de uma música da banda británica Coldplay, presente no album Viva la Vida or Death and All His Friends.
- O nome de Buda na vida era Sidarta. Se transformarmos as letras em números (a=1, b=2, c=3, etc), a soma de todos será 42
- O molibdênio é o único metal da segunda série de transição que é essencial para a vida,seu número atómico é 42.
- E eu ainda completo: 4+2 são 6. Seis é o número de livros da série O Guia do Mochileiro das Galáxias.
- A série O Guia do mochileiro das Galáxias começou no rádio, em 1978 - 1+9+7+8=25 >> 2+5+=7. O número 7 vem depois de 6 >> 4+2=6.
- 7x6=42
- No curso "Etnomatemática: a geometria do favo de bombacha" 42 são os modelos de favos de bombacha usados que permitem desenvolver noções de reflexão, translação e simetria.


O número 42 foi a resposta depois de 7,5 milhões de anos de processamento do super-computador Pensador Profundo. Para poder se ter o entendimento completo dessa resposta, é necessário saber a pergunta, mas isso ia levar mais tempo ainda e mais poder de processamento que que para se obter a resposta. É como perguntar o porque da concha na Praça Rio Branco, a praça esporte. E mais ainda, o porque DAQUELA concha.

Durante o dia da toalha, os fãs homenageam Adams andando com toalhas onde quer que estejam. Eu também faço isso. Todos os fãs que se prezam de Douglas Adams e que querem homenageá-lo tem que andar ou pendurar, em algum lugar uma toalha. Pode ser no bolso, na cabeça, em forma de cinto, turbante, enrolada nas pernas, pendurada nos ombros, etc. Não importa. O que importa é a homenagem. Eu mesmo, em 2007 eu ignorava tal data, mas mesmo assim homenageava inconscientemente, pois usava uma toalha no dia 25 de maio. Até mais de uma, a de banho e a de rosto. Bom, pelo menos uma. É, uma sim. 2008 eu não lembro do que eu fiz no dia 25, nem em 11 e muito menos no 42, mas usei toalhas durante o ano. E ano passado, além de usar várias toalhas, eu lembro de usar uma toalha enrolada estilo tanga, uma como manto e outra como um turbante. As cores eu ignoro e a data também. Sei que foi dois dias depois de voltar para a casa fantasiado de legionário romano, quando eu..deixa para lá. Porque uma toalha? Entre outras coisas:

"A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;

Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth;

Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);

Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;

E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa."

Precisa explicar mais? Falando nisso, nesse endereço tem uma petição online para o Google reconhecer o dia da toalha. Vá lá e assine. Eu já fui. Sou o número 26 na petição. 26-> 2+6=8 >> 42 -> 4x2=8. Faça sua parte.




Existe um filme também, mas recomendo, armado com uma toalha molhada, que vá ler primeiro os livros e depois assista o filme. Sobre o filme, é bom, uma das coisas dignas de nota é a Trillian, que é a Zooey Deschanel. Fora isso, os livros primeiros, depois o filme. Não vou colocar vídeos aqui. Só uma foto da Trillian, de longe, para não dizer que não coloquei nada do filme e uma do Tevez, que só pode ser um alienígena. Acho que não preciso colocar legenda nas fotos. Se você precisar de legenda nas fotos, por favor NÃO entre em contato. Fale comigo no dia 23 de maio, na Praça Rio Branco.



É estranho, eu sei, mas preciso colocar mais fotos do Tevez (não precisa mais me procurar).





E para finalizar, uma máxima do O Guia do mochileiro das Galáxias:

Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente pra que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável.
Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.


Mais tarde coloco minha foto aqui, participando do dia da toalha. E os freqüentadores da Trincheira, por favor, fiquem a vontade de mandar as SUAS fotos em homenagem a este dia. Por enquanto, fiquem com essas outras (para inspiração).

OBS: Tá valendo qualquer foto, aparecendo rosto ou não, tanto faz. Só as +18, caso algum demente mande que eu não vou colocar aqui, é claro. (mas aviso onde estão..)

















Não entre em pânico!

Related Posts with Thumbnails

6 comentários:

  1. estou divulgando a comunidade pra quem nao dá calotes

    só convidados selecionados

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93937074

    ResponderExcluir
  2. nuss q post gigante
    rsrs
    gostei do blog
    seguindo
    xD

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha ouvido falar nos livros e do número 42. Mas nunca li =/.

    Achei muito interessate tudo o que li.
    Acho que vou procurar os livros para baixar.

    ResponderExcluir
  4. Para a Camila, e quem mais se interessar, segue o link do 1º livro em pdf:

    http://www.outeiro.com/mochileiro.pdf

    É o tipo de livro que podemos rever várias vezes ao longo do tempo, sempre encontrando algo novo. São inúmeras camadas de filosofia, poesia, iconoclastia, física, biologia, ficção científica e muito, muito humor inglês (criativo, sarcástico, debochado, irônico, às vezes até cruel e prá lá de inteligente)!

    É uma homenagem bem-humorada a um cara genial, que nos faz pensar muito e rir mais ainda da Vida, o Universo e Tudo Mais.

    ResponderExcluir
  5. É Luis, eu começo a escrever e não paro mais..kkkk é um problema acho. Camila aconselho a ler os livros mesmo, são muito bons. A todos grato pela visita. Apareçam.

    ResponderExcluir

Comente, sugira, divague, xingue, o que quiser!!