segunda-feira, 17 de maio de 2010

Akinator, o gênio da Internet que não conhecia Adão Latorre


Esse já é meio idoso na internet, mas vou utilizar a lembrança do amigo Bláh, do Menas Perca. Então lá vai:


Para quem não conhece, esse é o Akinator, o gênio da Internet. Uma explicação breve para os alienados:

Você entra no site e imagina uma pessoa / objeto / etc. E ele começa a fazer perguntas simples (sim / não) e depois de algumas ou várias, ele "adivinha" o que você estava pensando. Em quase todas as vezes acerta. 

Sim, quem nunca usou pode se divertir bastante com o Gênio. É claro que quando ele não acerta, ele pede que você informe ele do que se trata, melhorando ainda mais o banco de dados dele. O fantástico e imaginar como ele funciona (algumas teorias aqui - nem vou tentar explicar) e o tamanho do banco de dados dele. Chega a ser assustador imaginar daqui a alguns anos o potencial que um programa semelhante pode chegar, com essa enorme gama de informações, pessoais e não, que enviamos diariamente para a rede. Daqui a alguns anos, por exemplo, um programa semelhante (se já não existe - Teoria da Conspiração detected!) pode acusar VOCÊ para a sua namorada / esposa / ficante de pesquisar (termo mais adequado que baixar e olhar desesperadamente) a playboy da Maroca BBB (excelente desculpa para ir procurar o link..). E aí? 

Como você se explica?

Pois saiba que ele nem sempre acerta! E isso pode ser a sua chance! Por exemplo, com o Bláh, ele, ao pensar em Jaime Caetano Braum, Akinator adivinhou Gildo de Freitas. Quase. Para quem não conhece, sugiro clicar nos nomes e ainda aconselho veementemente a assistir os vídeos abaixo e procurar mais músicas na net. 

Jaime Caetano Braum




Gildo de Freitas



Bom, voltando ao Akinator, eu também tentei novamente e pensei em Adão Latorre. Tudo bem, admito, essa foi para sacanear. Infelizmente acho que até alguns gaúchos não conhecem. Claro que o Akinator não acertou. O cômico foi a primeira resposta:


Depois dessa, convencer que não era você buscando a Maroca é o de menos! Isso foi com mais de 20 perguntas, depois ele tentou mais dois chutes: Zumbi dos Palmares e Sepé Tiarajú (mais 7 e mais 4 perguntas respectivamente). Posso até dizer que deu uma melhorada, mas o gênio se entregou e tive que ajudar.

Vale a pena ir lá brincar um pouco. E apesar de depois sermos todos controlados pelo Akinator (Teoria da Conspiração! Teoria da Conspiração!), ajudar a melhor a base de dados. E é claro que eu não vou terminar este post sem falar sobre o Adão. Imagino que quem conseguiu chegar até aqui deva estar curioso, então, uma breve biografia do negro Adão.

Tenente Coronel Adão Latorre foi um revolucionário Maragato (ou Gasparistas) que lutou na Revolução Federalista, refrega de bala e facão onde os Federalistas queriam apear do poder Júlio de Castilhos. Adão foi famoso, entre outras coisas, além da bravura mostrada em batalha, pela seu plantel de degolas, que era como na época se resolviam a questã dos indesejados e dispendiosos prisioneiros, pois balas e pólvora custavam caro é eram deixadas para as escaramuças "de verdade" e as cordas eram usadas para outros fins e aqui no sul, não é sempre que se acha uma adequada para enforcar (além de ser trabalhoso).

A história mais famosa do preto Adão foi a degola do Rio Negro, onde Adão degolou mais de 300 Chimangos (como eram chamados os governistas em 1923- Chimango - Milvago chimango Vieillot 1816 - é uma ave de rapina ocorrente no Rio Grande do Sul - antes eram chamados de Castilhistas ou Pica-paus) depois da Batalha do Rio Negro, no local chamado Potreiro das Almas, aqui pela volta de Bagé (aqui também Bagé) e Hulha Negra

Adão Latorre (é o que tá com a faca na goela)


Adão Latorre pouco antes de sua morte


Zeca Netto e Ildefonso Simões Lopes Filho


Zeca Netto invadindo Pelotas.



Estas fotos (algumas) foram retiradas do excelente Imagens Históricas. Vale a visita. Aqui neste fotolog tem mais fotos relacionadas.


E sim, correm histórias aqui em Bagé, que a noite, no Potreiro das Almas, os corajosos que lá vão conseguem escutar os lamentos dos degolados.

O troço, a degola do Rio Negro, ocorreu em 23 de novembro de 1893. Sim, é um episódio controverso, tanto na autoria quanto nos números. Tarcísio Taborda, historiador bageense, conta trinta execuções e alguns pesquisadores, concluem que Adão por ser "pobre e preto" (sic.) levou a culpa. O que podemos ter certeza, era que as degolas ocorriam de ambos os lados. Contam histórias que algumas eram até precedidas de castração e existia até a modalidade de corrida de degolados. Criativos. Mas uma certeza é que Adão Latorre morreu metralhado aos 83 anos durante a revolução de 1923 (falarei mais outra hora), próximo a Dom Pedrito. Sim, você leu certo. Ele morreu lutando aos 83 anos. Sejam 30 ou trezentos degolados, o sujeito era macho. Só de metranca mesmo para parar o preto Adão.


Sim jovens Padawans..Feita não é a História só de República Café-com-leite. Muito mais ocorreu. E quem achou o máximo, aplaudiu e deu gritinhos no cinema quando viu a poética e valente morte do samurai Katsumoto, saiba que a cena foi plágio. Já me alonguei demais, mas estamos a disposição para discussões, correções e sugestões. 


Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

  1. eu pensei no di-jay de my singing mobsters,ele errou
    chegou em um ponto que disse que se apertar4 em ogar naõ é apropriado pra crianças

    ResponderExcluir
  2. eu pensei no di-jay de my singing mobsters,ele errou
    chegou em um ponto que disse que se apertar4 em ogar naõ é apropriado pra crianças

    ResponderExcluir

Comente, sugira, divague, xingue, o que quiser!!