sexta-feira, 21 de maio de 2010

Criação da Vida - Prerrogativa humana a partir de agora? A primeira forma de vida criada em laboratório é um fato.



É bom parar tudo agora e dar uma pensadinha no que aconteceu.

Não vamos fazer história aqui, seria muita pretensão, mas vamos participar dela. Dia 20 de maio de 2010. será um dia importante no futuro. Dia em que soubemos que a vida foi criada pelo homem. Sabem a história daquele livro? (não reclamem nem vamos discutir as incongruências. Foi exatamente assim)

..."E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.


...E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus." Gênesis 1.

Pois bem. A nova tiragem deve incluir esse capítulo:

"E disse Venter: Montem um DNA em laboratório, insiram nessa bactéria sem código genético e que ela viva e se reproduza.
E a bactéria viveu e se reproduziu e ele viu que funcionava." Science AAAS 20 de maio de 2010


???

O termo técnico-científico para isso é "Mas que &%$#*@ é isso??"


Vamos do começo, sem tentar ser chato demais (mentira!). Craig Venter, o moço abaixo, foi um dos responsáveis pelo sequenciamento do Genoma Humano. Como se não bastasse isso, agora ele criou vida e ..é isso, exatamente isso. Ele criou vida. Vocês tem uma remota idéia do que estas três palavras representam para a humanidade e a ciência, e, porque não colocar mais lenha na fogueira, para a religião? "Ele criou vida". 


A cara do maluco..


A Equipe de Venter, do Instituto J. Craig Venter, pegou o genoma já seqüenciado e conhecido de Mycoplasma mycoides, e "montaram" novamente o DNA. Para quem não sabe como isso funciona a analogia a receita de bolo ainda funciona. A grosso modo, tem-se o código genético na memória de um aparelho. Esse aparelho esta ligado a quatro frasquinhos, cada um contendo uma base, Adenina, Timina, Citosina e Guanina. Lembraram das letrinhas? A, T, C, G? 


Voltando a maquininha. Com a seqüencia na memória, a máquina pega de cada um dos frasquinhos a base correspondente e vai montando um DNA novo, sintético.   Se o DNA do bichinho fosse ACCGTA (curtinho..), a máquina ia pegar as bases (feitas em laboratório, não esqueçam) ACCGTA e soltar na bandejinha. Como xerox. Mas nesse caso é um xerox indistinguível do original, ou pelo menos, já autenticado em cartório e reconhecido como original e verdadeiro. Isso não é clonagem ou cópia. É CRIAR sinteticamente uma cadeia de DNA funcional.

O passo seguinte foi pegar este DNA montado em laboratório e inserir em outra bactéria (detalhes do processo no artigo - se eu colocar aqui ninguém vai ler :=D) a Mycoplasma capricolum. 

O DNA sintético de M. mycoides foi então inserido na célula de M. capricolum. E então, aconteceu! 

Ela veve!

Colônias de M. mycoides após a inserção do DNA sintético (fonte)


Sim, veve mesmo, com "e". A célula que  recebeu o DNA criado em laboratório seguiu "funcionando". Isso inclui realizar as funções básicas bacterianas, como nutrição e e excreção e pasmem, auto-replicação. Auto-replicação significa que ela é capaz de se reproduzir e gerar descendentes, que por sua vez também irão se reproduzir e gerar descendente. Vida sintética. Eu não canso de escrever isso, vida sintética foi criada em laboratório. Ainda é cedo para tentar absorver a enormidade do que aconteceu.

Fotomicrografias das bactérias (fonte)

Tudo bem, vão falar "...mas é só uma cópia de uma bacteriazinha..." Sim, é verdade, mas nós, pessoas humanas (é proposital...) somos cópia de nossos progenitores. Cópia misturada sim, mas cópia e mistura de dois DNAs. E a mistura de DNA, ou Hibridização, não é novidade. O feito em si e as possibilidades é que são inimagináveis. O método foi definido, o resto, depende da vontade, da moralidade e da ética.

Aqui tem um vídeo do Venter falando sobre isso e mais algumas coisa. É um pouco longo (15 minutos) mas aconselho veementemente que assistam. Alguns mais exaltados podem falar que é como ouvir Deus explicando como pretende tirar uma costela e montar uma mulher.




Aqui esta o link para o PDF do artigo completo publicado na Science (inglês).

Insisto novamente. A cópia já era feita, a clonagem da Dolly, por exemplo e a modificação também já era feita, recombinação genética não é nenhuma novidade, todo mundo conhece transgênicos. Mas o que foi feito agora foi simplesmente vida.

Vida criada do nada, a partir de um HD de computador. A vida foi criada. artificialmente.


O objetivo de Venter e sua equipe para o futuro é desenvolver uma ferramenta biotecnológica que permita produzir micro-organismos "sintéticos", geneticamente programados para realizar funções específicas. Entre os exemplos citados por ele estão absorver CO2 do ar, digerir manchas de petróleo no mar ou produzir biocombustíveis com base em energia solar. As possibilidades são infinitas. É criar a vida como se desejar.

A polêmica esta feita. Não posso deixar de comentar que o Vaticano ainda não se pronunciou sobre o assunto. E vocês? O que acharam disso? O que esperam disso? Para ser sincero, eu ainda estou assimilando.

Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

  1. Quando era guri pequeno, estudando na 2ª série do Colégio Espírito Santo em Bagé, uma freira que nos dava aula de religião disse uma vez "os cientistas pegaram todos os componentes de um ovo, organizaram do jeitinho certo e este ovo não gerou vida. Sabem por que? Por que Deus, e só Deus pode fazer isto!". Lembro que pensei na época "Garanto que faltou alguma coisa...".
    Tomara que a freirinha já tenha falecido, não estaria preparada para o Craig Venter, era ele que faltava.

    ResponderExcluir
  2. Não há como não se assustar com uma notícia como essa. Eu particularmente não concordo que o homem brinque de criar vida. Esse "poder", pela minha religião e tudo o que eu aprendi até hoje, só respeito a Deus. O homem no máximo faz a "manutenção", ou seja, ajuda a cuidar da saúde do homem e estuda para tentar criar formas de manter o homem por mais tempo vivo.

    Fora isso eu sou TOTALMENTE CONTRA.

    Gostei do assunto. Muito polêmico e que promete render muito ainda.


    Vanda Ferreira: http://vanda-ferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Desde que li o comentário da Vanda na época da publicação deste post queria fazer uma réplica respeitosa, porém contrária, já que o comentário dela tem todos os ingredientes de uma idéia "enlatada", sendo ela apenas a replicadora "pela minha religião e tudo o que eu aprendi até hoje", com o inevitável "brincar de deus (ou, no caso, criar vida).
    Tentei escrever as vantagens e a beleza de se poder criar formas de vida, imaginei um monte de aplicações e possibilidades, mas uma frase do Isaac Asimov me fez esquecer tudo o que poderia apresentar como vantagem, para apenas citar o seguinte: "...como se fosse perfeitamente normal que os seres humanos aprendessem mil modalidades de extinguir a vida, com todos os graus de dor, desgraça e humilhação indizível, e errado e pecaminoso aprender ao menos uma nova maneira de criá-la."
    Abraços

    ResponderExcluir

Comente, sugira, divague, xingue, o que quiser!!