quarta-feira, 26 de maio de 2010

Biblioteca virtual Grátis precisa de acesso!! Portal de Domínio Público




Passeando pelos links que andam por aqui, acabei caindo no Blogpaedia e depois no Mural de Biologia da UCS e aconselho a visita a ambos. Mas o que me fez comentar meus devaneios aqui foi a notícia que eu vi no Mural de Biologia (link direto) sobre o portal de Domínio Público. Para quem não faz a mínima do que se trata, um esclarecimento rápido: É um portal do Governo que oferece acesso gratuito a obras literárias brasileiras e estrangeiras, arquivos de som e vídeo diversos, de ficção, romance, pedagógicos, etc. Para o pessoal mais "técnico", oferece a busca no banco de dados de Teses e Dissertações, enfim: Tem trocentas coisas por lá, é só dar uma garimpada que se encontra coisas boas e muito interessantes. Eu já conhecia, mas fazia um tempinho que não aparecia por lá, e agora, pela Gladis do Mural de Biologia, fiquei sabendo que por falta de acesso, esta iniciativa pode ser desativada. 

Estranhamente eu me recordo de ver nos mais diversos e variados lugares por esta net sem lei as mais enfurecidas e salivantes reclamações sobre a questão de acesso a propriedade intelectual e artística, quase todas envolvendo quebra de propriedade e patentes. Pois bem, no portal de Domínio Público o acesso é livre, de graça, gratuito, free, liberado, download, baixar, de grátis e pelo menos as que eu já tinha visto e fui ver agora, completas. 

O único defeito que eu posso adiantar é a falta de funks, filmes, jogos e programas de pc - mas não vou comentar isso agora, mas para exemplo, os dependentes que surtaram com  Dante's Inferno, saibam que  A Divina Comédia, de  Dante Alighieri tá lá - não sabe quem é? Procura. :=D


Videogames são bons, mas leitura é melhor

Quer ler alguma coisa mais "séria" sobre isso? Aqui e aqui. 

O portal foi liberado em novembro de 2004 e no momento em que distribuo dedadas aqui no teclado, conta com 146.780 textos, 11.241 imagens, 2.493 sons e 1.206 vídeos. Deve ter ALGUMA coisa que lhe interesse ou que interesse a alguém que você conheça. 


O portal permite ainda que você adicione conteúdo a ele, desde que você seja o autor ou detentor dos direitos, obviamente.

Antes que ocorram surtos, reclamações e ranger de dentes, sim, a Wikipédia tem muito mais coisa. Mas lembrem-se que este portal de Domínio Público é do governo, o que caracteriza uma realização atípica, interessante, útil e decente, o que normalmente não combina com "governo", então é praticamente uma obrigação da população prestigiar, usar e divulgar (sim, não fiz antes, a divulgação, mas nunca é tarde).

Claro que a música e infelizmente em menor grau a literatura preferencial de hoje não estão disponíveis lá, mas mesmo assim tem muita coisa interessante para se ver. Seria um atraso e até um contra-senso (hífen aleatório! Ajudem!), já que reclamamos tanto do desenvolvimento cultural e intelectual e da falta de incentivo governamental neste aspecto, deixarmos este portal se extinguir. 

O que podemos fazer? No mínimo duas coisas:

- Usar
- Divulgar

Se for o caso, participar - Artistas, poetas, desenhistas, músicos, etc. Que distribuem seus trabalhos net a dentro, cataloguem lá (sinceramente não sei como funciona).


Eu já usava, vou seguir usando agora (Darwin original tá lá! E sim, eu tinha no pc os do Galileu - Dante eu terminei de ler lá)


Já tá longo isso, então resumindo: Vão ler, vão usar o Portal de Domínio Público, divulguem para os conhecidos (MSN pode ser útil assim, sabiam? Torpedos também - SMS é a mesma coisa?) Não podemos deixar sumir. Temos é que tentar melhorar, mas somente com o uso será possível fazer isso. E sim, é possível ler no Pc. Não é tão bom, mas é possível.







Related Posts with Thumbnails

6 comentários:

  1. (Fugindo dos comentários-padronizados rsrs) Tá, eu juro que posto no menasperca assim que der, sei que é uma batalha que vale a pena pelear...
    Amanhã estou em Poa, no veterinário, para ver se o garrotilho sarou ou vai ter que benzer com creolina, sal grosso e reza de cigano-macho, volto à blogosfera na segunda. Abraços! Muito boas estas postagens recentes!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Blogpaedia presente! Acabo de falar com a autor da matéria e ela achou super legal a referência.

    ResponderExcluir

Comente, sugira, divague, xingue, o que quiser!!