domingo, 16 de março de 2014

Ig Nobel 2013 - a nova safra de gênios e suas pesquisas geniais!!

Um pouco atrasado, mas ainda valendo! Pra quem não conhece o Ig Nobel dedica-se a premiar as pesquisas científicas mais...exóticas seria a palavra ou então esdrúxulas. Talvez ridículas ou sem sentido. Ou então as "OMG! Como esses $%#@!6& caras recebem um salário e verba para fazer isso!!"




Ig Nobel é organizado pela organização (!) Improbable Research. A entidade, segundo ela própria, se dedica a coletar e também algumas vezes conduzir experimentos que na definição da empresa primeiro fazem rir e depois pensar. Sim, pensar. Mesmo depois de gargalhar com algumas experiências totalmente sem noção, pensamos nos resultados. E algumas vezes acredito (comigo acontece) de pensar: "É mesmo!!" ou então "Porque não pensei nisso antes!!" :)



Diferentemente do q muitas pessoas pensam, as pesquisas premiadas pelo Ig Nobel são REAIS! Os pesquisadores existem e REALMENTE fizeram estas pesquisas, elas foram publicadas em REVISTAS CIENTÍFICAS INDEXADAS e alguns até APARECEM pra receber o prêmio!!


A organização tem é claro, como qualquer outra organização científica tem a sua publicação: Annals of Improbable Research, ou como é mais conhecida a AIR.


Como entidade científica e preocupada com a disponibilização do conhecimento, o download da revista é gratuito. Você pode fazer aqui.

Além da revista, a organização tem colunas, newletter, blog e mais outras coisas para acompanhar. Vale a pena!

Mas vamos ao que interessa: The winners of 2013 are (copiado direto da Wikipédia por preguiça, mas com os links para as pesquisas publicadas!! As imagens foram retiradas dos trabalhos reais, acreditem!)


Medicina: Masateru Uchiyama, Xiangyuan Jin, Qi Zhang, Toshihito Hirai, Atsushi Amano, Hisashi Bashuda e Masanori Niimi, pela avaliação do efeito de ouvir ópera, em ratos submetidos a transplante de coração.






Psicologia: Laurent Bègue, Brad Bushman, Oulmann Zerhouni, Baptiste Subra e Medhi Ourabah, por confirmar, com experimentos, que bêbados se acham atraentes.



Biologia & Astronomia: Marie Dacke, Emily Baird, Marcus Byrne, Clarke Scholtz e Eric J. Warrant, por descobrir que, quando os escaravelhos se perdem, eles encontram o caminho de casa observando a Via Láctea.






Engenharia de Segurança: Gustano Pizzo, por inventar um sistema eletro-mecânico para prender sequestradores de avião. O sistema derruba o sequestrador em um alçapão, empacota-o e em seguida, o joga empacotado em um compartimento especialmente instalado no avião, lançando-o de pára-quedas para a terra, onde a polícia, alertada por rádio, aguarda a sua chegada.






Física: Alberto Minetti, Yuri Ivanenko, Germana Cappellini, Nadia Dominici e Francesco Lacquaniti, pela descoberta que algumas pessoas conseguiriam correr pela superfície de um lago, se essas pessoas e o lago estivessem na Lua.






Química: Shinsuke Imai, Nobuaki Tsuge, Muneaki Tomotake, Yoshiaki Nagatome, Toshiyuki Nagata e Hidehiko Kumgai, pela descoberta que o processo bioquímico pelo qual as cebolas fazem as pessoas chorarem é ainda mais complexo do que os cientistas descobriram anteriormente.






Arqueologia: Brian Crandall e Peter Stahl, pela parboilização de um musaranho morto, e, em seguida, o engolir sem mastigar e depois examinar cuidadosamente os excrementos durante os dias seguintes. Tudo para saber se os ossos se dissolveriam dentro do sistema digestivo humano, o que de fato, não aconteceu.



Paz: Alexander Lukasheno, presidente de Belarus, por tornar ilegal aplaudir em público, e pela Polícia de Belarus, pela prisão de um homem de um braço só, por aplaudir.

(LINKS  DAS NOTÍCIAS:  AQUI E AQUI)





Probabilidade (matemática): Bert Tolkamp, Marie Haskell, Fritha Langford, David Roberts e Colin Morgan, por duas descobertas relacionadas: a primeira é que, quanto mais tempo uma vaca permanecer deitada, é mais provável que ela se levante com mais rapidez e a segunda é que, uma vez que a vaca se levante, não se pode prever com que rapidez a vaca vai se deitar novamente.



(Infelizmente sem fotos, tem que pagar para ler o artigo e no momento estou sem verbas. Mas se você é um estudioso de bovinos e tem interesse por vacas seria interessante ler este post de um blog excelente!)



Saúde pública: Kasian Bhanganada, Tu Chayavatana, Chumporn Pongnumkul, Anunt Tonmukayakul, Piyasakol Sakolsatayadorn, Krit Komaratal e Henry Wilde, pelas técnicas médicas descritas no relatório "Gestão cirúrgica de uma epidemia de amputações penianas em São", técnicas que eles recomendam, exceto nos casos em que o pênis amputado tinha sido parcialmente comido por um pato.



A cerimônia completa de 2013 esta abaixo, para os verdadeiramente dedicados a ciência assistirem (mais de uma hora e 20!!)



Na página da organização tem os links para as premiações anteriores e as respectivas publicações para os desocupados que nem eu lerem.

A 24 edição do prêmio Ig Nobel acontece em 18 de setembro de 2014. Ingressos a venda só em julho pessoal.

Ciência é vida!


Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Comente, sugira, divague, xingue, o que quiser!!