quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Copa do Mundo é nossa! Bandas tuaregues e a Tabela da Trincheira!



Não sei se vai ser, mas vamos entrar no clima. Como todos devem saber, hoje começou a Copa do Mundo 2010. Na verdade, tenho certeza que três fatos marcaram esse início que não é início: Fergie, Shakira e Galvão.  Eu destaco mais um no final.

Garanto que a grande maioria do público televisivo hoje estava esperando somente a Fergie e a Shakira, mas também estiveram lá vários artistas, tais como hã..bom, Amadou & Marian






Não consegui vídeo, mas uma participação que eu gostei foi Desmond Tutu, fantasiado de Bafana Bafana, completamente surtado. Cômico, mas foi emocionante a fala dele.




Outro ponto marcante, impactante e principalmente nauseante desse show, foi o bônus do Galvão Bueno comentando e narrando um show de música. Nunca imaginei uma bizarrice dessas. Pérolas tipo: 

"Você também tem um sentimento Álvaro...", chamando Vusi Mahasela de "uma espécie de Bob Dylan"..incrível...Não posso deixar de destacar o elogio ao preparo físico da Shakira, colocando o Álvaro Pereira na posição de tarado - "Realmente, como disse o Álvaro, Shakira está mesmo em grande forma!". Pedala Galvão! As duas mãos para cima rápido!

Mas realmente, o que me deixo em transe, em choque, emocionado, parvo e sei lá o que mais, foi o Tiraniwen. Para quem não conhece (todo mundo, tenho certeza), Tiraniwen (página oficial) é uma banda tuaregue de blues. Sensacional isso. A gente demora a compreender o sentido. Tuaregue é definido pelo São Google como "um grupo étnico da região do Sahara que falam uma língua berber. Eles chamam-se a si próprios Kel Tamasheq ou Kel Tamajaq ("falantes de Tamasheq"), e também Imouhar, Imuhagh, ou Imashaghen ("os livres")." (Uma coisa extremamente interessante para vocês é irem procurar o que é berber)


Mais fantástico ainda com essa definição. E eles tocam blues! Mas o que tocaram no show não me pareceu blues (posso ser ignorante em música, mas para mim aquilo não era blues).

Tiraniwen é encabeçado por Ibrahim Ag Alhabib, que segundo as informações pertinentes wikipédicas do Galvão (queria ver o Arnaldo comentando isso..) viu com quatro anos seu pai ser executado. Ibrahim Ag Alhabib é este abaixo:



Le Cochon deu uma piscada nervosa quando viu Ibrahim.


Uma particularidade do Tiraniwen é a sua formação. Como são Tuaregues, e no deserto comunicação e transporte são coisinhas um pouco complicadas, a formação não é fixa. Depende do local e da disponibilidade de músicos, se não estão degolando infiéis, etc. 

A discografia deles é a seguinte:

A Radio Tisdas Sessions (2001), Amassakoul (2004), Aman Iman (2007) e Imidiwan (2009). 

Amassakoul e Aman Iman, respectivamente querem dizer O Viajante e Água é vida em Tamashek. Trincheira Cerebral  é cultura. Inútil mas é cultura.


Tiraniwen tem bandas tuaregues amigas também, entre elas, Terakaft (MySpace do Terakaft a quem interessar possa) e Tamekrist. Imaginem um festival só com eles. Existe. É o Festival au Désert, que em sua edição de 2003 (tem até um documentário) contou com Robert Plant, é claro. Mas isso não chegou a estragar a função que deve ser um festival de música desse naipe.

Sinceramente, a performance tô-pouco-me-fudendo-e-tô-cheio-de-haxixe de Ibrahim no show da Copa foi impressionante. Virei fã deles. Estou em busca dos álbuns, mas vou ter que compartilhar esta descoberta com os leitores: Um vídeo do mais recente álbum do Tiraniwen,  Imidiwan, com a música Lulla... e logo após, a os tuaregues do Terakaft ao vivo no já comentado Festival au Désert.

Tiraniwen



Terakaft


Chega.  Agora falando sério (:=D), a Trincheira Cerebral esta na Copa do Mundo. Quem quiser acompanhar, na barra superior tem mais duas páginas: Copa 2010 - Tabela da Trincheira e Copa 2010 - Grupos e é exatamente isso: Uma tabela da Copa do Mundo 2010, com figurinhas das bandeiras e os resultados, só que organizados em ordem cronológica, para quem quer saber que jogos vão acontecer amanhã, por exemplo e se perde nas tabelas comuns. E os grupos, onde ficarão os resultados dos Grupos, organizados por grupos. Dã. Irei atualizar diariamente (espero) e fiquem a vontade para comentar, xingar e ofender nos comentários, afinal, essa é a graça. Eu já vou colocar os palpites para amanhã. Vamos ver...

Vamos lá, todo mundo comigo: A copa do mundo é nossa...




Related Posts with Thumbnails

5 comentários:

  1. Fala aí, pelo que parece você curtiu muito o Show do Tinariwen.
    Aqui na Fazenda Virtual, tem um posts (meio antigo já), que fala sobre essa banda fantástica.

    E tem a discografia também, se interessar.

    http://fazendavirtual.com/blog/index.php/2010/05/12/tinariwen-o-blues-do-deserto

    ResponderExcluir
  2. E aí. Gostei mesmo da banda. Uma viagem o som dos caras e o vocalista é fantástico...Vou lá dar uma olhada no teu blog. Abs.

    ResponderExcluir
  3. A Shakira com o passar do tempo está ficando mais gostosa =D

    ResponderExcluir
  4. Que grosseria com a Shakira..kkkk Ela é uma artista, fala então que com o passar do tempo, a técnica vocal fica mais apurada ;=D

    ResponderExcluir
  5. Hello would you mind letting me know which hosting company you're using? I've
    loaded your blog in 3 different internet browsers and I must say this blog loads a lot faster then most.
    Can you recommend a good internet hosting provider at a fair price?
    Thanks, I appreciate it!

    Also visit my blog post; natural cellulite treatment

    ResponderExcluir

Comente, sugira, divague, xingue, o que quiser!!