segunda-feira, 21 de junho de 2010

A diarréia de vidro e a gonorréia de pelúcia - esculturas impressionantes de vírus e bactérias.




Já é bem conhecido, mas como eu achei muito legal as esculturas, vou colocar aqui. O artista Luke Jerram criou esculturas de vidro de vírus e bactérias bem famosinhos, bem próximos da realidade (deles, óbvio). O artista diz que as representações visuais usuais de vírus e bactérias coloridas artificialmente, mostram uma idéia errada da verdadeira composição deles.


As imagens de microscopia eletrônica são na verdade em preto e branco e como lembra Jerram, alguns dos vírus são menores que uma onda de luz, portanto, são incolores. Uma curiosidade sobre Jerram e que levou ele a fazer as esculturas incolores, é que ele é daltônico, e isso, para mim pelo menos, é muito difícil imaginar. Apesar disso, os soldados daltônicos tem maior facilidade em detectar camuflagens e tem uma visão noturna mais apurada, mas sofrem um pouco no trânsito (tem um infográfico interessante), apesar de terem uma maior capacidade de reflexo.

Retornando, Luke somente desenhou os vírus e bactérias. As esculturas são feitas por sopradores profissionais e devido a fragilidade do vidro, não são exatamente em proporção natural. Como exemplo, a hemaglutinina H (serve para se fixar nas nossas células) do H1N1 são maiores do que realmente são na realidade. Na página oficial do Luke tem outras informações e outros trabalhos dele.

Vamos as coisinhas, algumas delas com um videozinho:

Varíola - Mais informações sobre o vírus da varíola aqui. Na seqüencia a imagem e a colorida digitalmente.




Escherichia coli, pela ordem a escultura em vidro, uma representação digital e como normalmente é visualizada através da coloração de Gram (E. coli é gram-negativa).




Caso alguém queira saber mais sobre a técnica de Gram, aqui tem um protocolo do Ministério da Saúde. Um pouco antigo, mas tá legal. E abaixo um vídeo bem interessante sobre a técnica (isso não tinha no meu tempo..), só assistam sem som, é torturante...



O famoso H1N1, o vírus Influenza subtipo A, a gripe suína, ou gripe dos porquinhos, segundo José Serra (têmo bem de candidato!!), uma imagem de microscopia e um esquema do vírus.





Mais informações sobre o H1N1 (para leigos e profissionais) podem ser vistas no site do Ministério da Saúde, linkado lá em cima e aqui também. Mas em todo caso, mantenham-se afastado dos porquinhos. Falando nisso, videozinho do flagelo dos porquinhos:



HIV - Dispensa apresentações, acredito eu. Indiretamente já apareceu por aqui na Trincheira. Informações mais detalhadas sobre o HIV na página do Ministério da Saúde. Pela ordem, a escultura, o vírus digitalizado e um esquema.







E o vídeo da escultura do HIV.


Sars-Corona - O vírus da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Severe Acute Respiratory Syndrome) - Maiores informações aqui e no Portal da Saúde. E como as outras, para comparar uma imagem e um desenho esquemático.




O vídeo para mostrar tridimensionalmente o bicho:



Aqui tem um vídeo (um pouco longo - 7:39) que mostra Kim George, um soprador profissional "soprando" a escultura do HIV idealizada por Jerram. É muito interessante ver como é realizado hoje em dia esse trabalho, pois olhando os videozinhos das esculturas prontas e as imagens, não dá para imaginar que elas foram feitas dessa maneira.


Quem achou legal a função de soprar vidrinhos, saiba que não é uma profissão muito conhecida. Criada pelos fenícios em 50 a.c., até hoje impressiona pela destreza necessária. Aqui tem o site de um estúdio de Seattle que faz coisas muito legais, e aqui (muito completo, mas em inglês) mais informações sobre a arte de soprar vidrinhos, ou Glass Blower. Para nós, aqui tem o link do SENAI.

Um site bem interessante que eu indico, tem imagens muito interessantes é o Microbial Art, para quem gosta de microbiologia e acha interessante esse tipo de "arte", dá para se divertir por horas lá.

Quem achou sem graça e nojentinho e gosta de coisas fofinhas, então pode encomendar do GiantMicrobes vários tipos de bichinhos de pelúcia, tais como (pela ordem) Anabaena (uma alga), Anthrax, a bactéria da peste negra (Yersinia pestis), uma célula cerebral (caso esteja faltando...), uma pulga ou então para você dar para sua namorada ou esposa, a fofíssima Neisseria gonorrhoeae!








A gonorréia é legal ou não??

Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Comente, sugira, divague, xingue, o que quiser!!